quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Relações entre o criar e o aprender

Tudo o que nasce se transforma...
O homem é um ser incompleto, que vai se transformando em sua existência; como nos diz Bachelard, é um ser entreaberto, por isso vive o desejo de desvelar.
O aprendiz vive intensamente esse desejo de conhecer o mundo, e de atuar nele. Quando atua no mundo o modifica ao mesmo tempo que é modificado por ele. Nesses processos a criação tem um papel fundamental
Discuto sobre uma prática pedagógica que aponta que pensamento lógico e verbal só é possível graças à capacidade que o ser humano tem de imaginar e de projetar através da expressão criativa. Essa prática abre espaço para os afetos, que se dá quando o aprendiz se envolve ludicamente com o objeto de seu conhecimento.
O homem é um ser integral, e a razão não deve prevalecer em detrimento do sentimento, da sensação e da intuição. Nesse sentido nos esbarramos na filosofia da criação artística proposta por Bachelard, que aborda a alquimia do recomeçar, na descoberta da criança em nós.
Percorrendo esse percurso encontrei a arteterapia. Um maravilhoso caminho que nos ajuda a nos perceber e a perceber ao outro como seres criativos, conectando-nos com a alegria de aprender fazendo. Inquietando-nos na busca de novos significados para este grande arte que é aprender e ensinar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário